LINHA EDITORIAL

1. Foco e Escopo
ENSIN@ UFMS  é uma  publicação  multidisciplinar  vinculada ao  Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar  (LEA UFMS)  e ao  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),  Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Trata-se de um periódico anual,  revisado por pares,  com foco  na publicação de pesquisas  relacionadas  aos processos de  ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica. Como a proposta  é  multidisciplinar  os  trabalhos científicos resultantes de pesquisas em educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem também fazem parte da temática da revista.

Assim, o público alvo da revista são pesquisadores, discentes de Graduação e Pós Graduação, bem como professores, profissionais e público em geral com interesse na temática da revista.

2. Avaliação Qualis Capes (2017-2020) 
A Revista Ensin@ UFMS é classificada no Qualis da CAPES no Estrato B2 nas áreas de Ensino; Educação; Matemática/Probabilidade e Estatística; Linguística e Literatura. 

3. Periodicidade
A Revista ENSIN@ UFMS é uma publicação ANUAL, com previsão de publicação em Dezembro de cada ano. Cada edição é organizada em ano, volume e número.

4. Seções da Revista
4.1 As publicações poderão ser apresentadas para as seguintes categorias:

Artigos - Texto resultante de pesquisa concluída, destacando resumo, introdução,  fundamentação teórica, método/abordagem metodológica empregados na pesquisa e análise e resultados alcançados. Os artigos devem estar relacionados à temática da revista e apresentados em forma de ensaios ou resultados de pesquisa. 

Notas de Pesquisa (ou Comunicações Breves) - Trabalhos ou pesquisas em andamento, centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de resultados parciais.

Relatos de Experiência - Texto feito por um autor ou uma equipe de autores(as) descrevendo precisamente uma dada experiência que apresenta uma contribuição relevante, colaborando com a discussão dos temas propostos pela revista. 

Resenhas - Resenhas críticas de livros, artigos, teses e dissertações relacionados à temática da revista e que tenham sido publicadas até, no máximo, 3 (três) anos antes da data de envio do trabalho à revista. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/da obra resenhada, resumo, citações que promovam embasamento para a reflexão crítica e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

Entrevistas - Diálogos com nomes de destaque nas temáticas da revista.

A revista poderá publicar também:

Dossiê - Trata-se de um conjunto de textos proposto e organizado por até três editores convidados sobre temas atuais que contribuam com a temática da revista. Os Dossiês devem conter artigos inéditos, de submissão espontânea ou de demanda induzida (convidados) .

Edição Temática - A revista aceita a submissão de propostas de edições temáticas, de acordo com o escopo da revista, para serem publicadas na qualidade de uma edição especial e  eventualmente uma edição regular. Os proponentes devem ser pesquisadores envolvidos com a temática da edição. As propostas serão avaliadas pela equipe editorial e caso aceitas serão coordenadas pelos proponentes que participarão do processo editorial.

A revista poderá publicar Artigos, Notas de Pesquisa (ou Comunicações Breves), Relatos de Experiência, Entrevistas e Resenhas de temática livre (demanda contínua) em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês e edições temáticas.

Os textos devem ser submetidos exclusivamente na plataforma da revista  (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions). Para fazer a submissão de um texto todos os autores devem ter cadastro no sistema da revista. Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail:  revista.ensinaufms@gmail.com 

4.2. Normas para publicação de Dossiês e Edições Temáticas
- Número Máximo de 3 organizadores, sendo que pelo menos um deles deve ser externo à UFMS. 
- A temática proposta para um dossiê ou edição temática deverá estar de acordo com o foco da revista. 
- O Dossiê deve conter um mínimo de 6 e máximo de 20 textos. A Edição Temática deve conter um mínimo de 10 e máximo de 25 textos. 
- Todos os textos apresentados devem seguir as normas da revista definidas nas diretrizes para autores (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/diretrizes). Os organizadores do dossiê ou edição temática poderão ser autores (ou coautores) de apenas um texto. 
- Todos os textos serão submetidos ao processo de avaliação duplo-cega, recebendo parecer de ao menos dois avaliadores externos. O processo será gerenciado pela equipe editorial da revista. A seleção final dos textos é feita, conjuntamente, pelos editores da revista e os organizadores, levando em conta os pareceres sobre os textos submetidos.
- O conjunto de textos selecionados para compor um dossiê ou uma edição temática deve refletir, preferencialmente, variedade institucional e regional.
- Textos recusados para um dossiê ou edição temática, que apresentem qualidade, poderão ser considerados para publicação na seção demanda contínua de uma edição regular.
- Os artigos aprovados pelos organizadores de um dossiê ou de uma edição temática poderão ser rejeitados pela equipe editorial da revista no processo final de publicação, mediante a não adequação do texto às Diretrizes para autores e às políticas da revista Ensin@ UFMS.
- Casos omissos serão analisados e avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Ensin@ UFMS.

 4.3. Responsabilidade dos organizadores de um Dossiê ou Edição Temática
- Indicar para a Equipe Editorial avaliadores especialistas na temática proposta.
- Definir e informar a Equipe Editorial a ordem e os artigos escolhidos para composição do dossiê ou edição temática antes da finalização.
- Os organizadores escreverão um texto de apresentação do dossiê ou edição temática, incluindo detalhes sobre a origem da proposta (por exemplo, se derivada de um evento), ressaltando a importância e contribuição do dossiê para a temática proposta.
- Definir, junto aos editores da revista, um cronograma incluindo data de abertura da chamada, período de recebimento dos textos, período de avaliação dos textos e data de publicação.
- Manter contato frequente com a Equipe Editorial.

4.4. Como apresentar uma proposta de Dossiê ou Edição Temática para Revista Ensin@ UFMS
A proposta deve conter as seguintes informações:
- Título curto e sintético, que não ultrapasse 15 palavras.
- Nome dos organizadores do dossiê ou edição temática, afiliações institucionais, vínculo com Programa de Pós Graduação (se houver), e-mails, link para o lattes e ORCID. (No máximo três pesquisadores, sendo que ao menos um deles deve ter vínculo externo a UFMS).
- Apresentação da proposta e breve justificativa (entre 10 e 15 linhas), ressaltando a importância e contribuição do dossiê ou edição temática para a temática proposta.
- Detalhes sobre a motivação/origem da proposta, por exemplo, se é derivada de um evento.

A proposta deverá ser enviada no e-mail da revista (revista.ensinaufms@gmail.com) e  será avaliada pelo Comitê Editorial e, se aprovada, será organizada em conjunto com os proponentes que se comprometerão a cumprir o cronograma combinado e os devidos procedimentos de avaliação.

 

Conceitos e opiniões emitidos nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores, porque não representam necessariamente a opinião dos editores ou do Conselho Editorial da Revista ENSIN@ UFMS.